Dia de falar de saúde


Bem, vamos falar sobre a nossa saúde - a saúde da mulher. Esse é um assunto que dá muito pano pra manga, não é mesmo? Não sou da área médica, nem entendida do assunto, apenas quero alertar para exames rotineiros que devemos fazer para garantir que gozamos de boa saúde, pois sabemos que prevenção é o melhor remédio, e saber de quaisquer doenças ainda no comecinho, nos dá a segurança de que os tratamentos poderão ter sucesso bem maior que se só procurarmos o doutor quando estivermos com dores, não é mesmo?

Sempre, em todas as idades, devemos controlar nosso peso, ter uma alimentação balanceada e beber 2 litros de água.

A cada 6 meses, ou ao menos 1 vez por ano, faça avaliação do seu condicionamento físico. Isso não é só questão de beleza, apesar de refletir nela, é pra checar se está tudo bem mesmo.

1 vez por ano, procure um dermatologista e veja como está sua pele, pois os casos de câncer de pele tem crescido muito nos últimos tempos e se tratar no início da doença faz toda a diferença. Em casa, olhe sempre se tem manchas ou pintas com aspecto irregular, se aparecer, não espere a próxima consulta.

Monitore seu colesterol. A frequência vai depender da idade e dos níveis encontrados em cada exame. Se você tem menos de 50 anos, não precisa fazer todo ano, só se estiver muito alto ou o médico recomendar.

Visite seu ginecologista, anualmente, para fazer exames de papanicolau, ovários, de mamas, HPV e hormônios - esses em descontrole podem alterar sua TPM ou indicar desenvolvimento de câncer. E como sempre, prevenção é melhor remédio. Não espere sentir algo pra procurar o médico, faça exames periódicos e se cuide mesmo. Fico assustada com a quantidade de garotas que tem vida sexual ativa e nunca visitaram o ginecologista, tomam pílula por conta própria e não sabem os riscos que podem estar correndo.

Visite seu cardiologista, no tempo que ele sugerir, se não tiver nenhuma indicação ou nada irregular, pode ser a cada 3 anos, pra fazer testes de capacidade cardiáca. Se você já passou dos 50, vale fazer elotrocardiograma também.

A partir dos 35 aninhos, fique de olho no seu olho. Brincadeirinha o trocadilho, mas é sério. Os casos de glaucoma, catarata e degeneração macular senil começam a ocorrer. Melhor ficar de olho!

A partir dos 40 faça mamografia, anualmente, ou com intervalo de tempo menor, se seu médico solicitar. Se você tem parentes próximos com câncer de mama, apresse esse exame e avise seu médico, pra controlar mais de pertinho.

Ainda com 40 anos, faça testes de diabetes e monitore os níveis de glicose. Se você está acima do peso ou tem parentes com a doença, pode antecipar esses testes e os exames preventivos. Lembre-se de passar a fazer esses testes 1 vez por ano, assim que completar 50, tá?

Sabia que em cada 10 pessoas com problemas na tiróide são do sexo feminino? Então, a partir dos 35 anos, não deixe de fazer exames e ficar de olho nos sintomas que podem vir: dores, fadiga, ganho de peso.

A partir dos 50 anos, faça ultra-som de abdômen, importante para detectar tumores nos rins, fígado, vesícula, pâncreas e baço. Mais uma vez, lembro que, todo tumor quando descoberto ainda prematuramente, tem tratamento com maior sucesso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Super promoção: Ganhe sapatos no aniversário do Pra Garotas e Mulheres

Paola Oliveira Fumando