Dia Mundial da Saúde Digestiva

Meninas, hoje não é quarta-feira, mas vamos falar de saúde: afinal, beleza e saúde andam juntas e todo dia é dia de se cuidar. Nos preocupamos muito com a pele, o cabelo e o que vamos vestir, e muitas vezes não reparamos, nem cuidamos direito do nosso organismo.

No dia 29 de maio, foi comemorado o Dia Mundial da Saúde Digestiva e, para conscientizar a população, a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FGB) lançou a Campanha de Conscientização da Síndrome do Intestino Irritável – SII. A iniciativa é uma parceria do Grupo Danone com a Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO).

A ação global tem como objetivo chamar a atenção para a importância de entender o que é SII, um desconforto digestivo que atinge mais de um bilhão de pessoas (cerca de 20% da população mundial). O número de pessoas afetadas pela SII é ainda subestimado devido à dificuldade do diagnóstico preciso, que vão desde inchaço e diarréia até dores abdominais e estomacais.

Entre as atividades que marcam a Campanha, o Portal Saúde Digestiva (www.saudedigestiva.com.br) orientará a população a identificar as questões relacionadas à Síndrome do Intestino Irritável, com informações sobre os aspectos da síndrome e um teste interativo para identificar os seus sintomas.

Para identificar se a pessoa é uma das que sofrem em silêncio de SII, o portal da Saúde Digestiva traz um teste simples que avalia o funcionamento do intestino e ajuda a identificar a síndrome, direcionando o leitor a buscar orientação de um médico gastroenterologista. O hotsite está também repleto de informações sobre a saúde e os distúrbios digestivos, dicas de alimentação, pesquisas recentes sobre o tema, entre outros dados para auxiliar a população a desvendar a SII. (clique aqui ou na imagem acima e faça o teste)

Sobre a Síndrome do Intestino Irritável

Os sintomas da SII são dores abdominais, mudanças dos hábitos intestinais, inchaço, distensão e desordens intestinais. No entanto, a causa não é conhecida clinicamente. “A síndrome é definida como um problema gastrintestinal crônico, periódico ou em episódios, caracterizado por dor abdominal, inchaço e mudanças no funcionamento habitual do intestino. Acredita-se que a SII envolva um desequilíbrio entre o intestino e o cérebro, afetando o modo como o sistema digestivo normalmente deveria trabalhar”, explica o presidente da FBG.

Poucos tratamentos são realmente efetivos quando o assunto é Síndrome do Intestino Irritável. Além disso, as pessoas que sofrem com a síndrome tendem a se automedicar, muitas vezes piorando o quadro clínico. Um erro muito comum é aumentar demasiadamente a ingestão de fibras (1/5 ingerem mais fibras do que o necessário, o que pode não ser benéfico para a SII).

Alguns alimentos são essenciais para melhorar a microflora intestinal, como carboidratos complexos (cereais, pão, arroz, macarrão, batata, milho e legumes). Frutas e legumes fornecem vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. Produtos derivados do leite, incluindo iogurtes, são uma das principais fontes de proteínas, minerais e vitaminas.

Vários estudos usando probióticos demonstraram os efeitos benéficos desses alimentos para ajudar a restabelecer a microflora intestinal e associaram-nos à redução dos sintomas de SII. Os alimentos probióticos podem ser consumidos durante a gravidez, por crianças e idosos.

Para quem quer manter a boa saúde do intestino, algumas recomendações nutricionais ajudam a prevenir a Síndrome do Intestino Irritável:

1. Aumente a ingestão de líquidos.

2. Inclua na dieta alimentos com propriedades probióticas comprovadas.

3. Limite a ingestão de alimentos produtoras de gás.

4. Limite o consumo de comidas gordurosas.

5. Evite bebidas com cafeína e refrigerantes.

6. Evite bebidas alcoólicas.

7. Evite comer demais.

8. Coma lentamente e mastigue bem a comida.

9. Evite sorbitol e frutose.

10. Procure evitar o estresse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Super promoção: Ganhe sapatos no aniversário do Pra Garotas e Mulheres

Paola Oliveira Fumando