Drenagem Linfática: Quero muito fazer!

Olá! Bom dia pra vocês!

Estou "querosa" essa semana... Quero pelo menos ganhar na loteria pra realizar tantas vontades...
Vontade de tomar banho de loja - as vitrines estão ficando com a costumeira elegância do inverno à mostra, e eu amo! Quero make nova e ainda mais: corpo novo! PReciso retomar a dieta, a malhação e os cuidados. Ando tão relaxada com minha saúde e beleza...

Claro que a desculpa é a falta de tempo. Normal, né? Mas com ou sem tempo sobrando (nunca sobra mesmo, ora bolas! Casa, filhos, marido, carreira, blog, família, amigos...) a gente precisa cuidar do corpo e da mente, pra ficar sempre renovada, cheia de energia e persistir na batalha. Porque falando sério, nosso dia-a-dia é assim: matando um leão a cada passada.

Uma coisa que desejo fazer pra dar uma relaxada e ainda cuidar da saúde e corpo, além de comer melhor (mais frutas, verduras e com horário regradinho, pois tenho comido muita besteira e tudo fora de hora) e voltar a me exercitar (só tenho malhado o cérebro! Estudando zilhões de coisas novas a cada dia e tendo dificuldades para relaxar, descansar um  pouco), é fazer massagem.

Sei que drenagem linfática não é exatamente massagem relaxante, mas tem tantos benefícios para nosso corpo que estou querendo muito fazer, já. 

Estou fazendo orçamentos por aí. Vocês fazem ou já fizeram? O que acharam? Que locais indicam aqui em BH?

"A drenagem linfática é uma técnica que utiliza a massagem manual para estimular o funcionamento do sistema linfático. Este sistema linfático exerce um papel importantíssimo no organismo, pois constitui uma via acessória pela qual os líquidos podem fluir dos espaços teciduais para o sangue, contribuindo desta forma para manter o equilíbrio e o metabolismo corpóreo.

O principal objetivo, portanto, da drenagem linfática é fazer com que toxinas e líquidos acumulados em excesso sejam eliminados. Por ser um método especializado e dependente da técnica e experiência do profissional, o ideal é que seja realizado por fisioterapeutas ou profissionais habilitados com conhecimentos de anatomia e fisiologia do sistema linfático.

Este tipo de massagem também é muito utilizada no pré e pós-operatório de cirurgia plástica, pois auxilia na redução dos edemas (inchaço). A drenagem linfática também pode ser aplicada sozinha ou somada a outros procedimentos estéticos para potencializar tratamentos da celulite, por exemplo.

Em entrevista sobre o assunto, a esteticista Maria José Costa da Clínica Aesthera Dermatologia de São Paulo, apresenta mais detalhes de como a drenagem linfática pode ajudar a conquistar a harmonia corporal. Leia abaixo: 

1.           O que é drenagem linfática? Como ela é feita?
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que estimula e potencializa o bom funcionamento do sistema linfático. Com isso, toxinas e líquidos acumulados em excesso nos tecidos corporais, responsáveis por inchaços e agravantes de celulite, são eliminados. Ela dever ser realizada com diversos movimentos circulares, bastante precisos e bem suaves.

2.           Por que o sistema linfático precisa ser estimulado? Quais os benefícios da drenagem?
A linfa, que circula nos vasos linfáticos, é o líquido responsável pela saída do excesso de água e resíduos metabólicos que ficam nos tecidos entre as células. A drenagem linfática tem por objetivo tornar todo esse processo mais eficaz, aumentando a oxigenação e estimulando a renovação das células. Este processo é de grande benefício para o organismo.

3.           Há diferentes tipos de drenagem linfática?
Existem diferentes técnicas de aplicação da drenagem linfática, porém em todas elas, a fim de que se atinja o resultado desejado, os movimentos realizados devem obedecer o fluxo, a seqüência e a disposição superficial dos vasos do Sistema Linfático. Uma técnica muito aplicada é a que utiliza movimentos precisos e lentos partindo de um ponto específico na região a ser tratada, porém contínuos e no sentido do fluxo dos vasos linfáticos associada a aplicação de bandagens na área imediatamente tratada.

4.           A drenagem linfática é capaz de modelar o corpo?
A drenagem linfática nada mais é que um estímulo externo ao trabalho natural da linfa. Como falamos, esta técnica ajuda a eliminar o excesso de líquido e toxinas do organismo, que dão a sensação de inchaço. Com a circulação sanguinea mais ativada, o corpo passa a não reter estas substâncias e o resultado é a melhora na vascularização, maior resistência imunológica do organismo e também melhora no contorno corporal.  

5.           Como a drenagem linfática pode combater a gordura localizada e a celulite?
A má alimentação, estresse, falta de atividade física, cigarro e alterações hormonais contribuem para o processo de retenção de líquidos, que acarreta má oxigenação do tecido e de todos os vasos, incluindo os linfáticos. Quando há problemas de circulação da linfa, a celulite tende a se instalar. A aplicação da drenagem linfática ajuda a diminuir a retenção de líquidos que geralmente está presente nestas áreas, consequentemente contribuindo para a redução da  celulite. A massagem pode e deve ser associada a outros procedimentos estéticos e acompanhada de mudanças de hábitos de alimentação.

6. E contra a flacidez, existe algum resultado efetivo?
Tratar a flacidez de pele não é tarefa fácil. Há, atualmente, algumas opções de tratamento e muita pesquisa científica sendo feita na busca do tratamento mais efetivo. A drenagem linfática, por melhorar a oxigenação e organização das células e fibras de sustentação da área em tratamento pode trazer alguma melhora na aparência da pele. Por fazer tudo isso, podemos afirmar que a drenagem linfática pode contribuir na prevenção da flacidez de pele, pois o organismo consegue produzir um tecido com melhor qualidade nutricional, a  partir da eliminação do excesso de toxinas metabólicas. Porém, ela não recupera a flacidez já existente.
7. A drenagem linfática pode estar associada a procedimentos como o Manthus? Por que?
Sim, o Manthus é uma técnica de ultrassom associada a um estímulo elétrico capaz de reduzir medidas e melhorar o aspecto de ondulação da pele, como celulite e estrias.

8. Com quais outros procedimentos estéticos ela pode estar associada?
Pode ser associada à massagem modeladora, massagem relaxante, pós e pré-operatório, entre outros procedimentos. Vale lembrar que a associação da drenagem a outras técnicas deve ser indicada de acordo com a necessidade do paciente.

9. Durante a drenagem é necessário o uso de um creme para estimular a região que está sendo tratada? Por que?
Não necessariamente. O creme utilizado ajuda no deslizamento das mãos facilitando o procedimento para o profissional que realiza a massagem. A drenagem dos vasos linfáticos e dos tecidos corporais, assim como todo o efeito desejado com ela se dá pela pressão exercida pelos movimentos manuais executados. Por isso, a importância na escolha do profissional que realizará o tratamento é fundamental.

10. Há casos em que a drenagem linfática é contra-indicada?
Sim. Pessoas com histórico de trombose, câncer, pós-cirurgia de fraturas de grandes ossos, pessoas em vigência de processos infecciosos são algumas das situações em que se contra-indica a realização desta técnica. Em caso de existência de doenças ou outras situações em que se tenha duvidas sobre a possibilidade da realização ou não, recomeda-se avaliação médica prévia.

11. Qual o número de sessões iniciais para alcançar o efeito desejado e qual a quantidade de sessões necessárias para manter os resultados, após o tratamento?
Recomenda-se inicialmente sessões 2x/semana, até o total de 10 sessões. Após este período, a paciente deveráa ser reavaliada e feitas alterações caso a caso."

Essa clínica fica em São Paulo, e se quiser maiores informações, entra no site www.aestheradermatologia.com.br

Comentários

Bruna disse…
Precisando retornar para a Drenagem.
Beijoss
Anônimo disse…
Eu to fazendo, to adorando. Ainda não ta dando pra ver muito resultado não pq ainda to bem no começo, mas estou me sentindo muito bem...
Consegui comprar o pacote de 10 sessões de drenagem e 5 de carboxiterapia (http://www.mulherbeleza.com.br/corpo/carboxiterapia-o-que-e-como-funciona-quanto-custa-precos/) pro um preço super camarada, em um site de compra coletiva aqui da minha cidade.
Fica a dica. Sites de compras coletivas são ótimos para compra esses tipos de tratamento.

Grande Abraço
Totally Girls disse…
seguindo
www.totallygirlss.blogspot.com
espero sua visitinha
bjs

Postagens mais visitadas deste blog

Super promoção: Ganhe sapatos no aniversário do Pra Garotas e Mulheres

Paola Oliveira Fumando