Cuidando dos Cabelos em Casa


Cuidar dos cabelos em casa sempre gera dúvidas, não é mesmo? “Posso substituir o condicionador pela máscara capilar, já que meus cabelos estão ressecados?", "Posso usar condicionador se meu cabelo é oleoso?", "Quantas vezes por semana posso usar o shampoo antirresíduos?", "Qual a diferença entre a ampola de nutrição instantânea e uma máscara capilar?” são algumas das principais dúvidas.

Eu, que tenho o cabelo misto - raiz oleosa e pontas secas pensava que era melhor fugir do condicionador e só passei a usá-lo há pouco tempo atrás, após minha irmã contar que devemos usar para que as cutículas do cabelo fiquem seladas. Eu achava que era culpa do condicionador a oleosidade, vê se pode... Claro que a gente não deve passar na raiz e tem de enxaguar bem, pois produto certo de deixar nos fios são os leave-in.

Olha as respostas da Ana Maria Fonseca, química que atua na área de desenvolvimento de produtos da Vizcaya Cosméticos, a outras dessas dúvidas que temos no dia-a-dia:

1) Qual a função dos produtos capilares: shampoo, condicionador, creme para pentear, máscara de tratamento e ampola de nutrição instantânea?
O Shampoo sem sal é essencial para limpar suavemente os fios, sem agredi-los. Existe um shampoo certo para tipo de cabelo. A aplicação do Condicionador é uma etapa importante para deixar os cabelos sempre hidratados e desembaraçados. Após o uso da máscara ou ampola, deve-se usar também o condicionador, que ajuda a deixar o cabelo ainda mais macio. O Creme para Pentear, além de facilitar o penteado, reduz o volume do cabelo, modela e o deixa macio e brilhante. A Máscara de Tratamento une complexos vitamínicos e ativos ultranutritivos para tratar profundamente os fios. A Ampola é o cuidado que o cabelo precisa para um tratamento intenso e rápido, nutrindo fio a fio. Além de reconstruir o fio, proporciona cabelos mais saudáveis.

2)    Por que não devo substituir o condicionador pela máscara capilar?
Uma tendência muito defendida, atualmente, é que abandonar o condicionar significa uma vantagem para o bolso da mulher e a ajuda a economizar tempo durante o banho. Nesta visão, ao deixar a máscara – que é um tratamento – agir por menos tempo nos fios, a mesma cumpriria a função do condicionador. Porém, nesta situação, o cabelo pode não ter as cutículas dos fios totalmente seladas e ficar desprotegido. Mas, as funções dos produtos são diferentes. Além de proporcionar maciez e desembaraço, o pH mais baixo do condicionador garante uma proteção para os fios após a sua aplicação. Isso acontece porque, ao selar as cutículas, ele ajuda a neutralizar as cargas negativas geradas durante a lavagem com o shampoo, impedindo que eles fiquem tão expostos a fatores do ambiente, como a poluição, absorvam resíduos e se enfraqueçam.

3)    Tenho os cabelos oleosos, posso usar condicionador?
Não só pode, como deve! Mesmo os cabelos oleosos precisam fechar as cutículas após a lavagem com shampoo, para protegê-los de agressões externas e torná-los mais macios e brilhantes. Mas é preciso usar um condicionador específico para esse tipo de cabelo e aplicá-lo somente do comprimento até as pontas. Nunca na raiz!

4)    Quantas vezes por semana posso usar o shampoo antirresíduos?
O shampoo antirresíduos Deep Cleasing Vizcaya realiza uma limpeza profunda nos cabelos, remove as impurezas e resíduos acumulados na superfície dos fios e no couro cabeludo. Se for usado uma vez por semana, os cabelos se tornam leves, macios e maleáveis, sem o risco de ressecar os fios.
5) Qual a diferença entre a ação da máscara capilar e ampola de nutrição instantânea?
A principal função da Máscara Vizcaya é hidratar e tratar os cabelos. A ampola de nutrição instantânea tem o objetivo de fazer uma recuperação mais rápida dos cabelos, pois possui mais ativos que a máscara e, por isso, tem uma ação mais intensa. Ambas têm o pH mais elevado, que permite que os ativos penetrem mais facilmente nos fios, de modo a garantir muito mais o seu resultado e eficácia. Mas elas não conseguem neutralizar totalmente as cargas do fio e é por isso que o uso do Condicionador Vizcaya para selar as cutículas é fundamental.

Ritual de beleza
Uso diário
1º passo: shampoo
2º passo: condicionador
3º passo: creme de pentear

Tratamento nutritivo semanal (2 vezes por semana)
1º passo: shampoo
2º passo: máscara
3º passo: condicionador
4º passo: creme para pentear

Tratamento intensivo semanal (1 vez por semana)
1º passo: shampoo
2º passo: ampola de tratamento
3º passo: condicionador
4º passo: creme para pentear

Comentários

rlcunha disse…
Amo dicas de como cuidar do cabelo!!

Postagens mais visitadas deste blog

Super promoção: Ganhe sapatos no aniversário do Pra Garotas e Mulheres

Paola Oliveira Fumando