Guto Naveira e o Pop Art
Guto Naveira é natural de Campo Grande – MS, mas começou a desenvolver seu trabalho na cidade de São Paulo há quatro anos, onde começou a misturar suas técnicas de “cartoonismo”, inspirados nos links mais diversos como: Matt Groening (criador de Os Simpsons) e dos mais diversos elementos, desde artistas renomados e jogos de vídeo game.
O artista já criou trabalhos em diversos segmentos, sendo: estamparias, adesivos, telas, cenário teatral, ilustração de livros, charges, mostrando a capacidade de adaptação da sua arte para diversos meios.
O artista já criou trabalhos em diversos segmentos, sendo: estamparias, adesivos, telas, cenário teatral, ilustração de livros, charges, mostrando a capacidade de adaptação da sua arte para diversos meios.
As obras de Guto Naveira têm também a perspectiva de narrar uma HQ (historia em quadrinhos), com uma única imagem.
Dentro do contexto de arte no Brasil existem muitas vertentes interessantes, uma delas é de total criação do artista sul-mato-grossense Guto Naveira, que mistura cartoon com grafiti pra formar um pop art com ar de HQ gigante, uma espécie única de trabalho realizado em acrílico com traços em nanquim e aquarelas que conferem a obra um tom lúdico e afetuoso e o titulo POP ART CARTOON.
Estilo inusitado que leva em conta o tipo de desenho e traço específico, com um preenchimento elaborado que tenta transportar o cartoon dos quadrinhos com um efeito diferente para as telas, sendo essa uma característica inovadora deste trabalho. Seus trabalhos se baseiam em personagens lúdicos como “a vaquinha rezadeira” que é personagem principal da obra, e outros personagens criados a partir de temas variados baseados do universo lúdico do artista.
Atualmente em exposição em diversas galerias importantes de São Paulo como Marché Art de Vie, loja ALÉM SP, workshops e exposições pelo Brasil, embarca numa turnê este semestre para Nova Iorque, depois da produção de projetos importantes como a capa do álbum 2011 do Dj Luiz Pareto em São Paulo que também está em turnê internacional que começou pela Nova Zelândia, lançamento previsto para fevereiro em São Paulo, dentre os próximos projetos ele prevê uma exposição em Cuiabá - MT e Presidente Prudente - SP com wokrshop de HQ e cartoon sobre telas para o público e outros artistas, com intenção de fomentar a arte na cidade e promover cultura descobrindo novos talentos e incentivando o contato com a sua obra.
Comentários