Cuidado com as doenças de inverno

As temperaturas estão baixando, vem chegando o inverno, que em minha opinião é a estação em que as mulheres ficam mais lindas e elegantes, com looks mais elaborados e botas – que amo. Mas os efeitos negativos do clima desse período na nossa saúde, são assustadores. A umidade relativa do ar fica abaixo do recomendado, ficamos mais susceptíveis a problemas respiratórios e que atingem, principalmente o nariz, a garganta, o ouvido e os pulmões. Tornam-se freqüentes as alergias, gripes, rinites, sinusites, bronquites e muitos outros “ites”. É hora de redobrar os cuidados, pra ao menos amenizar os danos, pois com a devida atenção, diminui-se o desconforto e evitam-se complicações, que podem até levar à morte.

As doenças de inverno, em geral, têm sintomas parecidos, tais como: tosse, catarro, coriza, espirros, chiado, falta de ar, coceira no nariz e olhos, nariz congestionado e mal estar, podendo ou não ser acompanhados por febres. Não sou médica, e com certeza, quem deve analisar o seu caso é um profissional capacitado para tal, mas de antemão, sugiro que evite ficar em locais fechados e não compartilhe talheres, já que muitas dessas doenças são causadas por vírus. Não ingira líquidos gelados, se agasalhe bem em dias muito frios e fique longe dos agentes causadores de alergias, que são mofo, poeira, pêlos e fumaça, maiores desencadeadores de infecções nas vias respiratórias. Não varra a casa, tire a poeira com pano úmido e procure alternativas para deixar o ambiente mais agradável, com o uso de vaporizadores e aparelhos que borrifam água no ar, deixar vasilhas com água ou toalhas molhadas também ajuda.

Deixo alerta para a asma, muito comum nessa época, e as crises acontecem principalmente com crianças: os brônquios ficam congestionados e tem-se dificuldade de levar ar aos pulmões. Muitas vezes, basta ficar longe dos causadores de alergia, mas casos mais graves precisam de tratamento com remédios, nebulização e bombinhas, prescritos por médico – claro - e que devem ser levados a sério, pois complicações podem causar enfizema pulmonar e até morte por insuficiência respiratória.

Curta as baixas temperaturas não se esquecendo de tomar precauções e cuidados para continuar cheia de saúde e energia.

Ah! E nada de deixar de lado a alimentação balanceada, já que dias frios são convidativos para se entupir de chocolate e pratos quentes - muito calóricos. Daqui a pouco acaba a estação de se cobrir inteira e você não quer passar vergonha no verão, não é mesmo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Super promoção: Ganhe sapatos no aniversário do Pra Garotas e Mulheres

Paola Oliveira Fumando